(94) 99112-1548 contato@wejokaypo.com.br

WEJO KAYAPÓ

QUEM SOMOS

Criada em por os povos indígenas residentes na Aldeia Montuko-re, no Município de Cumaru do Norte, tem trabalhado desde o ano de 2013 para ajudar a levar dignidade aos seus Associados e a Nação Kayapó. A Associação não recebe apoio financeiro regular de nenhuma entidade, pública ou privada, e se mantém com as doações que recebe.

Entidade sem fins lucrativos que busca doações para realizar projetos, onde possa preservar o meio ambiente e dar dignidade e qualidade de vida ao povo Kayapó. Estamos sempre em busca de novas parcerias com o fim de potencializar as ações realizadas, buscando um fortalecimento das redes e gerar atuação de maior impacto, alcançando cada vez mais dignidade.

Índias Casa do Guerreiro

Cocar Kayapó

Nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos e reiteramos nosso interesse em trabalho conjunto com o fim de fomentar o protagonismo dos Povos Indígenas e sua integração na sociedade de forma igualitária sem perder as suas raízes culturais.

Os Kayapó vivem em aldeias dispersas ao longo do curso superior dos rios Iriri, Bacajá, Fresco e de outros afluentes do caudaloso rio Xingu, desenhando no Brasil Central um território quase tão grande quanto a Áustria. É praticamente recoberto pela floresta equatorial, com exceção da porção oriental, preenchida por algumas áreas de cerrado.

Nosso Trabalho

Venda das Sementes de Cumaru

Para os Kayapó, o cumaru se tornou uma importante alternativa de geração de renda na época da seca, entre os meses de junho e setembro. As propriedades medicinais do cumaru são conhecidas pelos Kayapó desde tempos imemoriais, mas cabe dizer que a AFP trabalha apenas com a venda das sementes e não com os conhecimentos tradicionais associados.

Venda das amêndoas da Castanha do Pará

A castanha-do-brasil é uma alternativa de preservação do meio ambiente podendo ser utilizada como madeira e, o fruto para o aproveitamento de doces, bolos, óleos.
Por ser uma árvore protegida por lei e ainda não existir plantios significativos seu fruto tem elevado valor econômico como produto extrativo florestal.

É considerado um dos produtos mais completos e ricos em termos nutricionais, sendo excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais.

WhatsApp chat