(94) 99112-1548 contato@wejokaypo.com.br

WEJO KAYAPÓ

Nossos Projetos

Projeto de Reflorestamento com Arvores Nativas:

Castanha do Pará:

Na região amazônica, considerando as questões ecológicas e ambientais. A castanha-do-brasil é uma alternativa de preservação do meio ambiente podendo ser utilizada como madeira e, o fruto para o aproveitamento de doces, bolos, óleos. Por ser uma árvore protegida por lei e ainda não existir plantios significativos seu fruto tem elevado valor econômico como produto extrativo florestal.

É considerado um dos produtos mais completos e ricos em termos nutricionais, sendo excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, que auxiliam desde o desenvolvimento do organismo até a prevenção de doenças do coração e de câncer.

Comunidade: Preserva os castanhais Nativos e extrai a Castanha, tem viveiro de mudas para trazer o Castanhal para mais próximo da aldeia, fortalecendo as futuras Gerações.

Castanha do Pará

Coleta de Semente de Cumaru:

Arvore nativa da região possui uma abundancia de sementes, os indigenas fazem a coleta e armazenamento das sementes. Coleta e comercialização de sementes de Cumaru (Dipteryx odorata).

O princípio ativo desta espécie é muito utilizado pelas indústrias de fármacos e cosméticos, e as sementes são também valorizadas pela alta gastronomia além de ser uma excelente espécie para reflorestamento.

Para os Kayapó, o cumaru se tornou uma importante alternativa de geração de renda na época da seca, entre os meses de junho e setembro. As propriedades medicinais do cumaru são conhecidas pelos Kayapó desde tempos imemoriais, mas cabe dizer que a AFP trabalha apenas com a venda das sementes e não com os conhecimentos tradicionais associados.

Viveiro de Mudas: O negócio de viveiro de mudas florestais está relacionado à conservação e ampliação da cobertura vegetal, inclusive em áreas degradadas, criando possibilidades de utilização sustentável de recursos naturais, bem como alternativas de trabalho e renda.

Mudas de Cumaru

Semente de Cumaru

Viveiro Ipê e Castanha do Pará

Preservação da floresta:

As florestas são fundamentais para a vida no planeta, pois além de fornecerem insumos para a vida dos seres vivos, madeira para a produção de papel, combustíveis, alimentos e plantas medicinais, também armazenam carbono, ajudam a regular o clima, reduzem o impacto de inundações e deslizamentos de terra.

WhatsApp chat